31 de maio de 2012

Avistar Rio+20

Por Ana Carolina Marques*

De 01 a 03 de junho deste ano a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dibap) participou do “Avistar Rio+20”, Encontro Brasileiro de Observação de Aves, organizado em parceria com o Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro e a AF Natura no Jardim Botânico. O evento, que está em sua 7ª edição em São Paulo, ocorreu pela primeira vez no Rio de Janeiro e teve como objetivo divulgar e estimular a prática da observação de aves no Estado.

Com o objetivo de quadruplicar a visitação nos parques estaduais, a Dibap apoia esta iniciativa e participou com um estande no evento para divulgar os parques, bem como as listas preliminares de espécies de aves ali existentes. Também houve uma exposição do projeto “Brincando com Gaiolas”, elaborado no Parque Estadual dos Três Picos, que transforma gaiolas em brinquedos como forma de educar contra o cativeiro de espécies silvestres e o “Gaiolão”, onde as crianças podem experimentar a sensação de viver preso como os pássaros de cativeiro.

A Dibap vem elaborando, com base em literatura acadêmica e nos planos de manejo, as listas de espécies de aves de seus parques. Até agora existem listas preliminares do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), Parque Estadual da Serra da Concórdia (Pesc), Parque Estadual da Pdera Branca (PEPB) e Parque Estadual da Ilha Grande (Peig). As listas incluem, além das espécies, o dado se elas estão ameaçadas de extinção e quais delas são endêmicas. Espera-se que estas listem estimulem observadores a visitarem os Parques, seja pela grande quantidade de espécies que eles abrigam, como pela ocorrência de alguma ave específica.

Pretende-se também criar circuitos turísticos voltados para observação de aves que envolvam não apenas os Parques Estaduais, mas também as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) que existam no entorno deles. Estes circuitos serão desenvolvidos inicialmente nos parques integrantes dos “Parques da Copa”: PETP, PEPB e Peset.

A programação do Avistar incluiu palestras, oficinas, exposições e caminhadas para observação de aves dentro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

*Ana Carolina Marques é bióloga da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea.

Clique na imagem para aumentar ou visite o site do evento: http://www.avistarbrasil.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente