13 de setembro de 2012

Operação de fiscalização conjunta na APA de Macaé de Cima apreende pássaros nativos da Mata Atlântica


Texto e fotos de Carlos Henrique Martins Gomes, chefe da APA Macaé de Cima


Nesta segunda feira (10/09), Agentes da APA Macaé de Cima e Superintendência Regional de Macaé (SUPMA) do INEA, em operação de fiscalização nas localidades de Bocaina dos Blaudts e Tapera, São Pedro da Serra, identificaram pássaros nativos da Mata Atlântica aprisionados. Os pássaros da espécie Saltador similis (trinca-ferro) não possuíam registros no órgão ambiental competente, motivo pelo qual os infratores foram autuados e as aves apreendidas.



A APA Macaé de Cima, com 35 mil hectares, abrangendo principalmente áreas da zona rural de Nova Friburgo, é uma unidade de conservação de desenvolvimento sustentável. Criada em 2001, a APA permite a presença humana com restrições de uso, que visam principalmente à proteção da biodiversidade da região, caracterizada pela floresta ombrófila densa, com espécies raras e endêmicas.

Resta informar que, aprisionar pássaros nativos da Mata Atlântica é crime ambiental passível de multa e apreensão, estando o responsável sujeito as penalidades previstas na lei.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente