18 de janeiro de 2013

Aves comumente encontradas no tráfico de animais silvestres no estado do Rio



Foi publicado, no final do ano passado, um artigo no periódico TRAFFIC BULLETIN sobre as principais espécies de aves silvestres ilegalmente comercializadas em feiras livres do Estado. O trabalho foi fruto de uma colaboração do professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Carlos Matias, do Analista Ambiental da Superintendência do Ibama no estado do Rio de Janeiro (Supes/RJ) Vinícius Modesto de Oliveira e dos pesquisadores da Fiocruz,  Dália Rodrigues e Salvatore Siciliano. Vinícius foi chefe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama até recentemente, local para onde os animais apreendidos nesses tipos de feiras são normalmente encaminhados.

O periódico TRAFFIC BULLETIN dissemina informações acerca do tráfico de animais e plantas silvestres em todoo mundo e é um produto do programa TRAFFIC - The Wildlife Trade Monitoring Network, a Rede de Monitoramento do Comércio de Vida Silvestre. A Rede, por sua vez, é um programa conjunto das Organizações Não-Governamentais internacionais WWF e UICN (União Internacional pela Conservação da Natureza). Para quem se interessar, o períodico pode ser assinado gratuitamente pelo sítio da Internet www.traffic.org.

A pesquisa traz dados de todo o ano de 2011, quando foram confiscados 1.251 espécimes em 16 feiras livres do Rio de Janeiro, resultado do trabalho de 57 ações de fiscalização. Para ler o artigo, clique no título: Summary of the birds species seized in the illegal trade in Rio de Janeiro, Brazil.
Logo da exposição “Passarinho na Gaiola não Canta, Lamenta”,
da Sociedade de Ilustradores do Brasil (SIB).
Autora: Lúcia Brandão.
Fonte: 
http://www.passarinhonagaiolanaocanta.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente