20 de maio de 2013

CFMV e suas Regionais lançam Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens


Site da Campanha: <http://www.cfmv.gov.br/traficodeanimais>.

17/05/2013
CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE MEDICINA VETERINÁRIA LANÇAM CAMPANHA DOS 45 ANOS DO SISTEMA CFMV/CRMVS NO PROJETO AÇÃO GLOBAL

Neste sábado (18), os Conselhos Regionais e Federal de Medicina Veterinária estarão engajados no lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens, que marcará o 45º ano de atividade do Sistema CFMV/CRMVs. A primeira de uma série de mobilizações que serão feitas no decorrer do ano é fruto de uma parceria com as Organizações Globo e o Sesi: a Ação Global. 

Convidado para estar presente em sete praças: Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, o Sistema CFMV/CRMVs oferecerá ao público da Ação Global um serviço diferenciado. A ideia é plantar uma semente, fazer com que os brasileiros tomem pé da situação delicada de hoje para que a realidade das futuras gerações seja bem diferente. A criançada poderá entender, de forma lúdica, como o tráfico de animais selvagens ameaça o patrimônio natural do Brasil e o que pode ser feito para mudar tal cenário.

“As crianças são excelentes disseminadoras. Vamos instigar a garotada, levar informações e promover a conscientização dos adultos. A captura, a venda e a receptação ilegais de animais são formas cruéis de violência contra nossa fauna. De olho nisso, uma das bandeiras do Sistema CFMV/CRMVs é a proteção das espécies ameaçadas pelos traficantes”, detalha o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.

Atividades
Cada praça contará com dois Médicos-Veterinários preparados para sensibilizar quem passar pelas tendas quanto ao tema. Os dois profissionais estarão à disposição também para conversar com os interessados sobre os animais, suas peculiaridades e curiosidades. Junto a eles animadores infantis distribuirão cartilhas e passarão o dia contando histórias especiais que abordam o assunto. Os animadores farão ainda pintura no rosto dos pequenos e darão um colorido a mais ao ambiente com a balão-mania (brincadeira que propõe a criação artística de animais por meio de balões). 
Para os adultos, também serão apresentados documentários que mostram como funciona o tráfico de animais e a importância do Médico-Veterinário para o bem-estar deles e da humanidade. “Estamos muito felizes com o convite da Globo e esperamos realizar um ótimo trabalho. Vamos solidificar essa parceria para, nos próximos anos, estarmos presentes na Ação Global de todas as capitais do País”, destacou Arruda.

Saiba mais
A Ação Global é um programa social do SESI e da Rede Globo que, em seus 18 anos de história, já prestou mais de 41 milhões de atendimentos. Durante um dia inteiro, o SESI e a Rede Globo, juntamente com outros parceiros, somam esforços para oferecer serviços nas áreas de educação, alimentação, saúde, esporte, lazer, cultura e cidadania para a população. A Ação Global Nacional será realizada no dia 18 de maio, no horário das 9h às 17h.


Fonte: Assessoria de Imprensa CFMV

Cartilha da campanha. Crédito: CRMV/PR.




Release para a imprensa do CFMV:


Campanha de combate ao tráfico de animais selvagens será marco nas comemorações dos 45 anos do Sistema CFMV/CRMV’s

            O tráfico de animais selvagens não é uma mazela recente no Brasil. Embora a atividade tenha ganhado proporções avassaladoras nas últimas décadas, ela existe desde a chegada dos europeus no continente americano. Historiadores registram que uma semana após atracarem no litoral brasileiro em 1.500, colonizadores enviaram pelo menos duas araras e alguns papagaios, frutos de escambo com os índios, ao rei de Portugal. Hoje, apesar de ainda não se ter exata dimensão da situação e do estrago que ela tem causado, estima-se que o comércio ilegal de animais movimente anualmente de 10 a 20 bilhões de dólares em todo o mundo e que o Brasil participe com cerca de 5% a 15% deste total.

Atento à questão, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promoverá este ano uma campanha nacional de combate ao tráfico de animais selvagens para conscientizar e mobilizar a sociedade e as autoridades envolvidas no assunto. A ideia é marcar as comemorações dos 45 anos do Sistema CFMV/CRMV’s levantando uma bandeira que possa, de fato, promover mudanças neste cenário preocupante e cruel.

O comércio ilegal de animais selvagens, depois do tráfico de drogas e de armas, é a maior atividade clandestina no mundo. Devido a sua imensa biodiversidade, o Brasil é um dos principais alvos dos traficantes. De dimensões continentais, o país abriga mais de 100 mil espécies de invertebrados e, aproximadamente, 8,2 mil espécies vertebradas –713 mamíferos, 1.826 aves, 721 répteis, 875 anfíbios, 2.800 peixes continentais e 1.300 peixes marinhos –, das quais 627 estão ameaçadas de extinção. Os dados são do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Estão nos roubando muito mais do que animais. É o nosso patrimônio, parte da identidade do país, que está sendo dizimado. Mais de 10% dos 1,4 milhões de seres vivos catalogados no planeta estão em solo brasileiro. Na classificação mundial em biodiversidade de espécies, o Brasil é o país com maior número de primatas, borboletas e anfíbios”, ressalta o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Ele recorda que a devastação das florestas e a retirada criminosa de animais selvagens da fauna já causaram a extinção de inúmeras espécies. “Exemplares diversos, por vezes até ferozes, pagam com a vida para sustentar a vaidade de pessoas em exibir raridades em suas coleções”, observa. Há ainda um crescente e perigoso mercado ilegal de espécies que fornecem substâncias químicas e servem como item fundamental para pesquisa de produção de medicamentos. “Nossa campanha alertará a sociedade para a gravidade do problema. Muitos compradores adquirem animais selvagens sem compreender o mal que fazem. Alguns acreditam estar protegendo o bicho esquecendo que, em cativeiro, ele perde a capacidade de caçar e se defender de predadores. Assim, se libertados, a maioria dos animais acaba não sobrevivendo”, detalha Arruda.

Para se ter uma idéia, relatórios da Renctas, organização não-governamental que luta contra o tráfico de animais silvestres, apontam que, a cada ano, 38 milhões de espécimes selvagens são capturadas da natureza em território brasileiro. Cerca de quatro milhões são vendidas. De cada dez animais traficados, apenas um sobrevive – 90% morrem durante o transporte.

Até que cheguem ao destino imposto por traficantes – e vale lembrar que pela lei, quem compra ilegalmente também é considerado um criminoso –, os caminhos percorridos pelas espécies retiradas de seu habitat natural são os mais diversos. No ano passado, quase 14 mil animais foram apreendidos em operações da Polícia Federal, a maioria nas regiões Norte e Nordeste. Porém, as autoridades sabem que o contingente apreendido é somente uma ínfima parcela do total que atualmente é contrabandeado. A captura, geralmente, ocorre em lugares de grande biodiversidade que agregam, de certa forma, pobreza sob o ponto de vista sócio-econômico. “Muitos animais são encontrados feridos, dopados ou mesmo mortos quando os policiais conseguem fazer uma interceptação”, lamenta o presidente do CFMV.

Os estados do Maranhão, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e, é claro, a Região Amazônica, são os locais onde os bichos correm mais risco. Depois de apanhados, eles passam por vários intermediários até chegarem aos grandes contrabandistas que ficam no eixo Rio - São Paulo. Das duas capitais, são despachados a outras regiões na América do Sul e até outros continentes pelas mãos de mafiosos brasileiros e estrangeiros.

As ações que estão sendo planejadas pelo CFMV para a campanha contra o tráfico de animais selvagens pretendem, além de alertar a sociedade brasileira, engajar a população a exigir soluções e denunciar o comércio ilegal de animais. “Também queremos chamar a atenção para a necessidade de melhora na estrutura dos centros que recebem os animais apreendidos nas operações policiais. Entendo que a campanha seja um primeiro passo para garantirmos a preservação do nosso patrimônio, a conservação da nossa biodiversidade”, avalia Arruda. Ele acrescenta que os traficantes se especializaram, contam com estruturas eficientes e com o apoio de outras atividades ilegais. “Nós precisamos reagir. Atualmente, estamos perdendo essa luta”, conclui.


O que diz a Lei
A Lei de Crimes Ambientais, criada em fevereiro de 1998, considera os animais, seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, propriedade do Estado, considerando que a compra, a venda, a criação ou qualquer outro negócio envolvendo animais silvestres é crime inafiançável.

Dados

A cada ano 38 milhões de espécimes selvagens são capturadas da natureza em território brasileiro. Cerca de quatro milhões são vendidas.

De cada dez animais traficados, apenas um sobrevive – 90% morrem durante o transporte.

Estima-se que, diariamente, cerca de 400 animais são capturados da natureza para alimentar o tráfico. Desses, apenas 40 sobrevivem.

Assessoria de Imprensa CFMV




Saiba mais:

Veja aqui uma apresentação super bacana da Campanha do CFMV!

Conhece aqui o Folheto Inea da Campanha Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres.

O Brasil no Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. Itamaraty.

Campanha Nacional de Proteção à Fauna Silvestre. Ibama.

Rap do Ibama contra o tráfico de animais silvestres. Blog Jasmim Selvagem.

Vídeo da campanha sobre tráfico de animais. Blog O Grito do Bicho.

O Comércio Ilegal de Animais Silvestres: Avaliação da Questão Ambiental no estado do Rio de Janeiro, 2004. Dissertação de Pós-Graduação em Ciência Ambiental de José Maurício de Brito Padrone.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente