23 de maio de 2013

DIA DA BIODIVERSIDADE É COMEMORADO COM REPOVOAMENTO DE PEIXES NO RIO PARAÍBA DO SUL




O Inea realizou nesta quarta-feira (22/05), Dia Mundial da Biodiversidade, o início de mais uma etapa do Programa de Recuperação da Ictiofauna Nativa do Rio Paraíba do Sul. Serão três até o próximo dia 06/06 quando 45 mil alevinos serão soltos no rio, totalizando 220 mil indivíduos desde o início do programa, em 2008. Esse primeiro dia de soltura será no município de Barra Mansa.

Os eventos também comemoram os seis anos do projeto de pesquisa e preservação ambiental que monitora as águas do Paraíba do Sul, realizado pela Votorantim Siderurgia, em parceria com o Inea e a Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento, ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nestas novas operações de repovoamento serão utilizados 2 mil curimbatás-de-lagoa (Prochilodus vimboides), mil liabanhas (Brycon insignis), mil surubins-do-paraíba (Steindacheneridion parahybae) e 40 mil lambaris (Astyanax parahybae), fornecidos pela Estação de Hidrobiologia e Aquicultura de Paraibuna das Centrais Elétricas de São Paulo (Cesp). O surubim-da-paraíba consta da lista de espécies mais ameaçadas do Estado.

O programa foi lançado no âmbito do projeto de recuperação do manancial após o vazamento de 8 mil litros do inseticida Endosulfan, produzido pela empresa Servatis, em Resende, no dia 18 de novembro de 2008. O acidente provocou uma mortandade de peixes estimada em 150 mil toneladas, que atingiu o Paraíba do Sul até a foz, numa extensão de cerca de 400 quilômetros. Como ocorreu justamente no período reprodutivo dos peixes, a produção pesqueira ficou comprometida nos anos seguintes.

Já foram realizadas três operações de repovoamento, em 2009, 2010 e 2012, que resultaram na soltura de cerca de 175 mil alevinos de espécies nativas.

Fonte: <http://www.inea.rj.gov.br>.


Saiba mais:

Espécie ameaçada de extinção é lançada no Paraíba do Sul. Site do Inea, 04/06/2013.

Rio faz repovoamento de peixes no Rio Paraíba do Sul. O Fluminense, 23/05/2013.




Foto: surubim-do-paraíba, sítio da Internet do ICMBio.

Mais atividades do Inea e da SEA (Secretaria Estadual do Ambiente):


Data de inclusão -24/05/2013
Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, o Espaço do Ambiente – Encontro das Águas, na Lagoa Rodrigo de Freitas, promoveu atividades com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, na terça feira (21/05).
Na parte da manhã, os alunos do 1º ano do ensino médio foram recebidos por técnicos do Maqua (Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores), da Uerj, que apresentaram a exposição ‘Rio, Mar de Golfinhos’, em cartaz desde dezembro de 2012. Os estudantes demonstraram grande curiosidade e interesse diante da fascinante biodiversidade marinha. Ao término da exposição, os alunos foram brindados com a apresentação do animador cultural da SEA, Guilherme, que montou um mosaico de bichos e espécies em extinção com material reciclável, além de animar a galera com músicas educativas sobre o mosquito da dengue e o boto cinza. Ao final, técnicos do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) falaram sobre a importância da conservação da biodiversidade e das unidades de conservação, além da atividades desenvolvidas pelos guardas-parques.
No turno da tarde, o Espaço do Ambiente recebeu alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Amaro Cavalcanti, que assistiram a palestra do Maqua, depois, participaram de atividades lúdicas com a Gerência de Educação Ambiental (Geam ) do Inea e o Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. A Geam realizou dinâmicas sobre o que é e o que não é material reciclável, o problema do acúmulo de lixo, as consequências do consumismo, além de apresentar aos alunos novas formas de pensar o mundo, por meio do desenvolvimento sustentável. Por fim, o Moleque Mateiro envolveu os participantes com a oficina de horta caseira com cultivo de temperos e ervas medicinais com material reciclável, aumentando o ciclo de vida dos produtos e o maior envolvimento dos alunos na questão ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente