8 de julho de 2013

Inea avança na defesa da biodiversidade fluminense

05/07/2013

Exposição de fotografias "Aves do Brasil", do Clube de Observadores de Aves (COA).


Ao participar nesta sexta-feira (05/07) da abertura da solenidade do Dia Estadual da Fauna, comemorado neste sábado (06/07), e do primeiro ano de criação da Gerência de Fauna do Instituto Estadual do Ambiente (Gefau/Inea), o diretor de Biodversidade de Áreas Protegidas do instituto, André Ilha, destacou que, a despeito de todas as dificuldades, os avanços obtidos no Estado do Rio de Janeiro, nos últimos anos, mostram que o Inea conseguiu avançar na sua proposta institucional de defesa da biodiversidade fluminense.

Para André Ilha, a principal conquista a ser comemorada é a ampliação das unidades de conservação no Estado, que, em sua opinião, são importantes para a formação de hábitat seguro para a sobrevivência das espécies a longo prazo. Quanto a maior ameaça à fauna brasileira, o diretor de Biodiversidade de Áreas Protegidas do Inea ressalta que “a caça é um delito que provoca a extinção de espécies locais e, consequentemente, promove a ruptura da cadeia ecológica”.


Mesa de aberturado evento: André Ilha, Denise Rambaldi e Adilson Gil.
À direita, o novo banner da Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres.

Presente também a abertura do evento, a vice-presidente do Inea, Denise Rambaldi, destacou a importância do repovoamento da fauna. “Se não fossem as populações de cativeiros do mico-leão-dourado, existentes fora do Brasil e no Centro de Primatas do Rio de Janeiro (CPRJ), essa espécie já estaria extinta. Sessenta por cento da população dos micos-leões-dourados são de cativeiro”, disse ao afirmar que “agora estamos com a ameaça de extinção dos anfíbios e das coníferas, principalmente as sequoias”, um gênero de árvores da família das taxodiáceas que conta com apenas uma única espécie sobrevivente: a Sequoia sempervirens.

Denise Rambaldi defendeu ainda o fortalecimento do turismo ecológico nas unidades de conservação do estado. “A África, por exemplo, vive do turismo da fauna como fonte de renda. Precisamos trabalhar de forma adequada para fortalecer o turismo ecológico nas unidades de conservação e fazer da fauna um de nossos atrativos”, observou a vice-presidente do Inea.





O evento atraiu um público interessado e diversificado.








Segundo André Ilha, é importante celebrar com otimismo as conquistas para avançar cada vez mais. Ele contou que pessoas com propriedades no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana, por exemplo, relatam o aumento do número de animais que aparecem em suas propriedades. “São aves, mamíferos de pequeno e médio portes e até de grande porte, como onças-pardas, que não se via há muitos anos e que agora voltaram, observou.

O diretor de Biodiversidade de Áreas Protegidas do Inea disse que a fauna cresceu de importância com a edição da Lei Complementar de número 140/2011, que atribui aos Estados a sua administração. “Vamos firmar um termo de cooperação com o Ibama, a exemplo de outros estados, para que transfira aos poucos as tarefas”, informou André Ilha.

Em sua opinião, será um desafio fortalecer a Gefau para que possa desempenhar todas as suas atribuições, entre as quais o apoio e orientação aos projetos que visem à reintrodução de espécies nativas da Mata Atlântica fluminense e extintas ao longo do tempo.

- Estamos conversando com pesquisadores do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para desenvolver no Parque Estadual dos Três Picos, e em outros também, a reintrodução de animais que foram extintos nas localidades, como a anta, a ariranha e porco-do-mato, por exemplo – contou André Ilha.

Já o gerente de Fauna do Inea, Adilson Gil, destacou como grande avanço o aumento no número de Centros de Triagem de Animais Silvestres. Segundo ele, uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro vai possibilitar um crescimento de 100% no número dos centros. Adilson Gil informou que em breve será assinado um termo de cooperação entre Inea e Prefeitura.

- Avançamos também no primeiro ano de criação da Gefau nos procedimentos de manejos de fauna nos processos de licenciamento ambiental. Estas são algumas de nossas vitórias à frente da Gefau, que tem uma equipe aguerrida. Quem liga hoje para a Gerência sai, no mínimo, com alguma resposta - finalizou Adilson Gil.

Fonte: Sítio da Internet do Inea <www.inea.rj.gov.br>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente