28 de novembro de 2013

Projeto “Brincando com Gaiolas” é premiado

O Parque Estadual dos Três Picos ganhou prêmio pelo projeto mais criativo na área da educação, no Concurso Cultural Oficina de Ideias, promovido pela revista Educatrix, da Editora Moderna. O projeto “Brincando com Gaiolas”, foi elaborado para promover a conscientização ambiental contra a captura, o aprisionamento e a domesticação ilegal de animais silvícolas.
 A ideia surgiu da preocupação com o comércio ilegal de animais capturados na natureza que, em cativeiro, ficam sujeitos às doenças transmitidas pelo contato com humanos e à má nutrição. Afastados do habitat natural, causam ainda danos ao ambiente e colocam em risco o equilíbrio da fauna. Pensando nisso, o biólogo e fiscal do Parque Estadual dos Três Picos, Antonio Carlos Pestana Rocha, desenvolveu o projeto educacional vencedor da segunda edição do concurso.
Segundo o diretor da Dibap, André Ilha, o projeto pela sua criatividade, consegue tocar no coração das crianças conquistando, desde a infância, aliados na causa da conservação da biodiversidade do estado.
Ponto para a equipe do Parque dos Três Picos.
 Entre as atividades propostas no programa “Brincando com Gaiolas” estão a desmontagem de apetrechos utilizados para captura e aprisionamento de animais, que são transformados em brinquedos, como carrinhos ou casas de boneca. Há também o “gaiolão” ou “gaiola humana”, onde as crianças são convidadas a entrar e ficar durante um tempo para sentir o que um animal aprisionado sente. O objetivo é que possam concluir que é melhor manter os animais livres.


Fonte: Gecom/Inea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente