5 de dezembro de 2013

Fatos e Fotos: Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres no Parque Estadual Cunhambebe


Educação Ambiental no Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres

No dia 29 de novembro de 2013, o Parque Estadual Cunhambebe (PEC) e a Área de Proteção Ambiental Estadual de Mangaratiba (APAMan), com apoio da nossa Gerência de Educação Ambiental (Geam), realizaram em Itaguaí um festival cultural marcando o Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres (1º de dezembro). O evento teve como parceiros o Instituto Boto-Cinza (IBC), a Secretaria de Meio Ambiente e de Educação de Itaguaí e o Grupamento de Proteção Ambiental de Itaguaí.










O festival ocorreu na Escola Municipal Professora Severina dos Ramos de Souza, no bairro de Coroa Grande, em Itaguaí, onde cerca de 300 crianças desta e de outras seis escolas do município puderam conhecer melhor o PEC e seus parceiros por meio de palestras, jogos lúdicos, oficinas artísticas com materiais recicláveis e uma peça, intitulada “Quem tem asa quer voar”, apresentada pela Companhia Grutta. Os agentes ambientais de Jardim Guaratiba, capacitados pelo Programa de Formação de Agentes Ambientais e atualmente integrantes do projeto Agentes Ambientais em Ação, coordenados pela Geam, participaram do evento com oficinas de confecção de flores e sinos decorativos usando garrafas PET, pintura em tecido, carteira de Tetrapak e pulseiras em retalhos com lacres de alumínio, além de uma exposição de flores e decoração de natal confeccionada com PET.











O evento foi considerado um grande sucesso! As atividades e a peça alcançaram as crianças, que tinham muita curiosidade e atenção sobre o assunto. Ao final, os alunos que fazem parte do projeto Guarda Ambiental Kids, da Secretaria de Meio Ambiente de Itaguaí, tiveram um bate-papo com o sub-chefe da APAMAN, Eduardo Antunes, e com os guarda-parques sobre fauna, flora e informações mais técnicas sobre Unidades de Conservação e a importância da preservação de rios e nascentes.





Fonte: Inea.





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