7 de fevereiro de 2014

Aniversário de 11 anos do Parque Estadual da Serra da Concórdia é comemorado com diversas atividades

Por Marlen Ramalho*




Nos dias 10 e 11 de janeiro de 2014 o Parque Estadual da Serra da Concórdia – Pesc comemorou o seu 11º aniversário promovendo diversas atividades que envolveram as comunidades do entorno.

No primeiro dia, foi realizado um Mutirão de Limpeza na Cachoeira de Bonsucesso. O local é um atrativo turístico consolidado do Distrito de Barão de Juparanã. Os visitantes conheceram o local e constataram a importância de manter um ambiente ecologicamente saudável e equilibrado. À tarde o Sarau Cultural teve como atrações: uma peça teatral sobre as maravilhas de Barão de Juparanã, que foi encenada por algumas representantes do movimento SOS Juparanã; a palestra sobre os benefícios da fitoterapia, apresentada pelo Projeto Onça-Pintada; a dança típica Caninha Verde e a dança do ventre com alunas do espaço Belly Studio.


No segundo dia, os participantes caminharam pela Trilha do Gavião, primeira trilha implantada no Parque, além de assistir à palestra “Confecção de bebedouros artesanais para Beija-Flor”, ministrada pelo dentista e observador de aves Rodolfo Viana, da ONG Amigos das Aves de Barra do Piraí.

Para finalizar o dia, o aniversário foi comemorado com delicioso bolo. O evento objetivou não somente a comemoração dos 11 anos do Parque como também valorizar a cultura regional, conscientizando os participantes sobre a importância da existência de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral na região.



A administração do parque agradece a presença e a colaboração de todos na construção dessa importante comemoração.

O Parque Estadual da Serra da Concórdia foi criado em 30/12/2002 por meio do Decreto Estadual nº 32.577 e protege 804 hectares de floresta estacional semidecidual (muda de feição conforme a estação do ano, com queda parcial de folhas), com altitudes que variam entre 400m e 935m, sendo um dos últimos e significativos fragmentos florestais do Vale do Paraíba, com reconhecimento internacional pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

*Marlen Ramalho é turismóloga e atua como Coordenadora de Campo do Parque Estadual Serra da Concórdia como parte do Projeto de Uso Público/Inea e Instituto Terra de Preservação Ambiental - ITPA
Contatos: 
+ 55 (024) 2471-5250
::itpa.org.br | @itpa_itpa | facebook/itpa.brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente