16 de abril de 2015

Foi criada a Área de Proteção Ambiental Marinha Boto-Cinza!



Caros Amigos e parceiros, 

Gostaria de compartilhar com todos vocês que agora é lei: APA Marinha Boto-Cinza é uma realidade.

O Projeto Abrace o Boto-Cinza comemora uma grande conquista. Hoje (16/04), foi publicada a Lei nº 962, sancionada no passado dia 10 de abril, pelo prefeito de Mangaratiba, a qual cria a Área de Proteção Ambiental Marinha Boto-Cinza. Com a publicação, a lei passa a vigorar a partir de agora.  

A APA Marinha Boto-Cinza é uma unidade de conservação de uso sustentável e tem como missão a conservação do ecossistema marinho da Baía de Sepetiba em consonância com o desenvolvimento sustentável e com a proteção de espécies ameaçadas, como o boto-cinza, que habitam a região.

A criação da APA Marinha é de extrema importância para a região, tendo em vista que a Baía de Sepetiba é uma das maiores do Brasil e riquíssima em biodiversidade e por abrigar a maior população de  botos-cinza, animal que atualmente está na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. As Unidades de Conservação têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com a correta utilização dos recursos naturais. Entre os objetivos principais da APA Marinha Boto-Cinza estão a necessidade de promover a pesca e garantir o estoque pesqueiro na região, fundamental para a sobrevivência de populações tradicionais e para essa atividade econômica – prejudicada pela pesca industrial, a qual a APA Marinha Boto-Cinza pretende combater veementemente – e a necessidade de promover o turismo responsável, ecologicamente correto, garantindo o equilíbrio ambiental da zona costeira e marinha. 




Atenciosamente,


Leonardo Flach

Preservar o boto-cinza é nossa paixão.
Ensinar a preservar é nossa missão.

Instituto Boto Cinza
Tel: 55 21 7846-6364  ID 83*84180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente