30 de agosto de 2012

Rancho de caça é estourado na APA Macaé de Cima




Um rancho de caçadores foi estourado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta quarta-feira (29/08) na localidade de Sertão, em Nova Friburgo, dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Macaé de Cima. Os funcionários da APA apreenderam grande quantidade de artefatos de caça, além de munição utilizada por caçadores, que conseguiram fugir para a mata.


De acordo com o administrador da APA, Carlos Martins, o rancho estava localizado numa área de difícil acesso, o que dificultava as ações anteriores de fiscalização. Dentre o material apreendido estão trabucos, armadilhas, apitos (mais conhecidos como pios), cartuchos de munição, farta quantidade de chumbo e espoletas. A área passará a ser priorizada pela fiscalização para evitar a presença de caçadores.



Fotografia de Divulgação APA Macaé de Cima
Armadilhas e munições apreendidas na ação.


A APA de Macaé de Cima, com 35 mil hectares, abrangendo principalmente áreas da zona rural de Nova Friburgo, é uma unidade de conservação de desenvolvimento sustentável. Criada em 2001, a APA permite a presença humana com restrições de uso, que visam principalmente à proteção da biodiversidade da região, caracterizada pela floresta ombrófila densa, com espécies raras e endêmicas. 

Fonte: Site do Inea <www.inea.rj.gov.br>.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente