12 de setembro de 2012

SEGUNDA UPAM DO ESTADO SERÁ INAUGURADA NO PARQUE ESTADUAL DO DESENGANO





Os secretários estaduais de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e do Ambiente, Carlos Minc, o comandante geral da Polícia Militar, Erir Ribeiro Costa Filho, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, inauguram nesta sexta-feira (14/09), às 11h, a segunda Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) do estado. A unidade vai funcionar no Parque Estadual do Desengano (PED), na Região Norte fluminense.


Com um efetivo de 22 policiais, a UPAm vai combater os crimes ambientais no parque e atuar na prevenção de delitos em seu entorno, além de apoiar ações de fiscalização dos órgãos ambientais. Entre os crimes ambientais que serão alvos da nova UPAm estão tráfico e a caça de animais silvestres, invasões e queimadas, entre outros.

Com 22,4 mil hectares, o Parque Estadual do Desengano abrange áreas dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos. Em seus limites encontram-se pelo menos 33 das 176 espécies de mamíferos conhecidas do Estado, das quais cerca da metade ameaçada de extinção, além de pelo menos 167 espécies de aves. As florestas contêm espécies de madeira de lei, como jacarandá e cedro, e espécies endêmicas nos Campos de Altitude.

O parque tem recebido investimentos para melhoria de infraestrutura, como a reforma e ampliação das instalações da sede, além de um guia com detalhes sobre as suas principais trilhas, uma das principais atrações da unidade. 

A solenidade contará com a presença do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha.

Fonte: Site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente