13 de setembro de 2012

APREENDIDA GRANDE QUANTIDADE ARMAS E MUNIÇÕES NA ILHA GRANDE



11/ 09/ 2012



Fiscais e policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Ilha Grande (Peig) apreenderam, durante a Operação 7 de setembro, no último fim de semana de feriado prolongado, grande quantidade de armas de fogo e farta munição usadas na caça ilegal. O material foi encontrado numa residência localizada na zona costeira da Ilha, próximo à comunidade de Japariz, onde havia ainda uma construção de alvenaria inacabada erguida irregularmente em área de proteção ambiental.

Num paiol de ferramentas encontrado no local foram encontradas espingardas de diferentes calibres (uma 28, outra de ação dupla calibre 32 com cano acoplado e uma calibre 22), oito trabucos com detonador próprio, grande quantidade de pólvora, chumbo e projéteis calibre 22, além de quatro atiradeiras, apitos para atrair aves e mais de 40 cartuchos vazios.

Fotografia de Arquivo IneaO proprietário do imóvel e das armas, Waldemiro José Francisco, não foi encontrado. A esposa, que autorizou a entrada da equipe do parque, designou um sobrinho para acompanhar a equipe até a delegacia de Angra dos Reis na qualidade de testemunha.

Na delegacia foi lavrado o Registro de Ocorrência e respectivo Termo de Apreensão das armas n° RO/RA/RED 3.961/1.166/2012 em nome do proprietário, que responderá criminalmente. Foi lavrado também em seu nome, o Auto de Constatação Inea n° 2.208/2012 por posse de armas de fogo em unidade de conservação e o Auto de Constatação n° 2.209/2012 por construção ilegal.

As operações têm sido intensificadas na área do Parque da Ilha Grande e entorno. As ações de fiscalização são previamente planejadas e têm como objetivo coibir e prevenir crimes ambientais de diversas naturezas.

Fotografia de Arquivo Inea
Fotografia de Arquivo Inea


Fonte: Site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente