6 de novembro de 2012

Lançamento promocional do livro EXÓTICOS INVASORES





Recado do Professor da UFF, Médico Veterinário Sávio Bruno:

"Amigos, estamos divulgando o livro EXÓTICOS INVASORES: Bioinvasores selvagens introduzidos no estado do Rio de Janeiro e suas implicações. Por Sávio Freire Bruno & Vanessa Trally Bard.


Editora da Universidade Federal Fluminense, 2012. 127p.: Ilustrado; 23 cm – Coleção Didáticos. 


O lançamento pela editora não tem data prevista, mas o livro já pode ser adquirido via Correios, em carta registrada ao preço de R$ 27,00 (obra com taxa de Correios incluída, promocional).

E-mails para pedidos e informações

O livro também pode ser adquirido na Livraria da Eduff, na Praia de Icaraí, 9 - Niterói/RJ.

Abraços, Sávio Bruno."

Um comentário:

  1. Grato, Diana.

    Sobre o livro:
    Espécies invasoras são hoje reconhecias como uma das principais causas da perda da diversidade biológica mundial, senão a segunda, atrás apenas da destruição de habitats. Neste contexto, o livro se propõe a sintetizar o conhecimento sobre a fauna introduzida no estado do Rio de Janeiro, especificamente sobre os vertebrados selvagens - terrestres e semiaquáticos - com populações estabelecidas, particularmente aves, répteis, anfíbios e mamíferos, de forma a produzir um meio de consulta a estudantes e pesquisadores, mas também contribuir com as políticas públicas dirigidas a este tema. Trata, sobretudo, das causas e consequências da introdução de espécies exóticas, das etapas do processo de invasão biológica, assim como de medidas de prevenção e controle. Em adição, a obra apresenta um catálogo com as espécies de vertebrados não domésticos introduzidos e estabelecidos no estado do Rio de Janeiro, abordando a biologia e a ecologia de cada uma delas, o histórico da introdução e a situação atual da invasão. O livro conta com a apresentação do ilustre Médico Veterinário MSc. Roberto Rocha e Silva, enfatizando a importância da publicação.

    Na avaliação de Fernando Matias, biólogo e gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca, RJ, “o livro traz uma abordagem surpreendente sobre a problemática das espécies invasoras no Estado do Rio, e representa um divisor de águas para a questão. Com abordagens sobre o que há de mais atual neste assunto e refinado esclarecimento sobre mitos e polêmicas, a obra pode ser considerada leitura obrigatória para gestores públicos e profissionais das diversas áreas e instituições a fins; universitários, técnicos ou à qualquer cidadão que queira manter-se atualizado sobre o tema.”

    E nas palavras do renomado Biólogo MSc. e ornitólogo Fernando Pacheco: “Congratulo-me com Sávio Freire Bruno e Vanessa Trally Bard pela elaboração deste competente trabalho, duplamente importante, permitindo tanto a percepção da gravidade do problema como eventuais tomadas de decisões melhor fundamentadas.”

    Saudações,

    Sávio F. Bruno






    ResponderExcluir

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente