31 de janeiro de 2013

Clipping da Fauna (janeiro de 2013)






Clique nos títulos para ler as reportagens.





03/01/2013
 
 
15/01/2013
 
Conta-ataque ao invasor
Ministério Público Federal investiga empresas por dano ambiental na Baía de Ilha Grande. O Globo.


                        16/01/2013
 
APA é criada contra ocupação irregular.Com 22 mil hectares, 
unidade da Baixada ocupa área de 4 'Barras da Tijuca'. O Globo.

Santuário na Mata Atlântica (Ancelmo Gois). O Globo.



                        17/01/2013


Mico-leão-dourado está perto de sair da lista de animais em extinçãoO trabalho de recuperação começou no centro de primatolologia do Rio de Janeiro. TV Band/Jornal do Rio.


Fornos clandestinos para produção de carvão são destruídos no norte do Rio. Jornal do Brasil.


Três pessoas são presas em operação da Polícia Florestal em São Francisco de Itabapoana. G1/InterTV.


Gincana entre municípios pelo ICMS Verde. TV Globo/Bom Dia Rio.


Inea abre inscrições dia 4. 2° e 3° graus. Inea: edital este mês e inscrições a partir do dia 4. Folha Dirigida.

Máquinas do Comperj não passarão por rio de APA. Decisão foi tomada por órgãos ambientais do estado e da União. O Globo.

Petrobrás terá de adiar mais ainda o Comperj. Plano da estatal para usar Area de Proteção Ambiental como rota das embarcações do complexo petroquímico é vetado pela União e Estado. O Estado de S. Paulo.




19/01/2013

Santa Maria Madalena é opção de turismo rural sustentável. Além de atrativos urbanos, município da Região Serrana onde nasceu Dercy Gonçalves proporciona contato direto dos visitantes com o mundo do campo. O Dia.

Os homens que não mataram os peixes. Artistas que faziam alusão à morte em mostra com aquários vão parar na delegacia, chamando atenção para o recorrente alarde em torno de obras de arte com animais. O Globo.

Trabalho no Rio tenta salvar primatas. Especialistas lutam para retirar o mico-leão-dourado da lista de animais extintos. TV Band/Jornal da Band.


                              21/01/2013



                              22/01/2013

Polícia faz investigação sobre tráfico de animais silvestres no RJPena vai de 6 meses a um ano de reclusão para compradores e traficantes. Em imagens, animais aparecem dopados e sufocados em sacolas. G1/Rio de Janeiro.



                              24/01/2013

Mistura de técnicas para desenhar mamíferos e avesPintor naturalista de São Paulo percorre o mundo registrando espécies em desenhos a lápis. Comportamento dos animais também é observado. O Globo/Amanhã.



26/01/2013

Duas grandes vitórias para a fauna marinha do Brasil. O Dia.


27/01/2013
 
Jacarés e capivaras são alvos de caçadores ilegais na Zona Oeste. Biólogo denuncia ‘safari urbano’ no Complexo Lagunar de Jacarepaguá. O Globo.


28/01/2013

Projeto Noah ajuda você a ajudar a vida selvagem. Blog Jasmim Selvagem.


31/01/2013
 
Beleza das Ilhas Cagarras em focoMetro.


Conselho Diretor do Inea aprova criação de área de proteção marinha em Cabo FrioNa Praia das Conchas, no Peró, biólogos marinhos descobriram espécies raras. O Globo.




Mais notícias em: 
<http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeConteudo?article-id=375869>.






28 de janeiro de 2013

Blitz Animal nas feiras de Caxias e de São Francisco Xavier

Operação conjunta de agentes da Cicca/SEA, da Gefau/Inea, CPAm/PM e DPMA/Polícia Civil neste domingo na Feira de Caxias e na feira de São Francisco Xavier, Tijuca, no Rio, contou com a participação do Gerente de Fauna do Inea, Adilson Gil. 


Na foto: José Maurício Padrone, coordenador da Cicca; Eduardo Frederico, comandante do CPAm e Adilson Gil, Gerente de Fauna do Inea. Crédito: Site da SEA: <http://www.rj.gov.br/web/sea>.


Leiam as matérias no site da Secretaria de Estado do Ambiente, abaixo, e na imprensa (no final da postagem):

"BLITZ DA SECRETARIA DO AMBIENTE APREENDE ANIMAIS SILVESTRES E PRENDE VENDEDORES EM FEIRA DE CAXIAS


 27/01/2013


 » Rodrigo Burgos
Dezenas de espécies foram resgatadas e nove pessoas detidas em operação que marcou o início de repressão permanente do CPAm a comércio ilegal na Baixada Fluminense

 Dezenas de animais silvestres – como pássaros canários, curiós e coleiros, além de jabutis e saguis – foram apreendidos e nove pessoas acabaram detidas em blitz  realizada neste domingo (27/01) em feira de venda ilegal de animais silvestres em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A operação de hoje marcou o início de fiscalização permanente a ser realizada na feira por policiais do CPAm (Comando de Polícia Ambiental) para reprimir o tráfico de espécies da vida selvagem.

As nove pessoas detidas foram encaminhadas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), para responder por crime ambiental, e terão que pagar multa de R$ 500 por cada espécime aprendido.

A blitz foi uma ação conjunta de agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca; órgão da Secretaria de Estado do Ambiente), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do CPAm (Comando de Policia Ambiental) e da DPMA(Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente).

Para o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, é importante modificar a Lei de Crimes Ambientais para endurecer as penas dos traficantes de animais silvestres. “As penas têm que ser mais duras. Hoje, a pena de um traficante de animais silvestres é igual à pena de uma vovó detida com dois canários na gaiola. Se não endurecermos a legislação, a repressão a esse tipo de crime continuará sendo como enxugar gelo. Você prende o traficante e, no dia seguinte, ele está na rua de novo, praticando o mesmo tipo de crime.”

Proposta de Minc para endurecer as penas dos traficantes de animais silvestres foi incorporada ao anteprojeto de novo Código Penal que está em tramitação, desde 2012, no Senado.

Mas enquanto não é aprovada uma legislação mais dura para esse tipo de crime, policiais militares do CPAm farão operação rotineira de combate a uma das mais antigas feiras do Rio de Janeiro de venda ilegal de animais silvestres.

O comandante do CPAm, coronel Eduardo Frederico, destacou a importância e a força de ação conjunta contra a realização da feira de Caxias. “A operação serviu para marcar a atuação em conjunto dos órgãos e a fiscalização permanente na feira. Ficaremos em cima, reprimindo ao máximo o tráfico de animais silvestres.”"

Fonte: <http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=1424589>.



Clique aqui e conheça o folheto do Inea sobre Tráfico de Animais Silvestres.

Notícias relacionadas:

Blitz da Secretaria de Ambiente apreende animais silvestres (Povo do Rio, 29/01/2013).

Crime Ambiental (Jornal de Hoje/Nova Iguaçu - RJ).

Polícia faz operação para coibir venda de animais silvestres no RJ. Operação com mais de 20 animais apreendidos e 14 pessoas detidas foi realizada em feiras do município de Duque de Caxias e da Tijuca, no Rio (G1, 28/01/2013).

Polícia prende sete pessoas que vendiam animais silvestres em feira de Caxias (O Dia, 28/01/2013).

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/01/28/blitz-da-secretaria-do-ambiente-apreende-animais-silvestres-em-caxias/. A operação marcou o início de fiscalização permanente a ser realizada na feira (Jornal do Brasil, 28/01/2013).

Polícia apreende 77 pássaros em SG (O São Gonçalo, 26/01/2013).


25 de janeiro de 2013

A fauna revelada do Parque Estadual da Pedra Selada e arredores

Apresentamos abaixo resumo apresentado por Izar Aximoff, com fotos dele e de Christian Spencer, com um levantamento da mastofauna presente na área do atual Parque Estadual da Pedra Selada (Peps), com sede no distrito de Visconde de Mauá, Resende/RJ.



MAMÍFEROS NÃO VOADORES EM ÁREA PROPOSTA PARA O
PARQUE ESTADUAL DA PEDRA SELADA

IZAR AXIMOFF


Embora localizado em uma das áreas mais devastadas do estado do Rio de Janeiro, o futuro Parque Estadual da Pedra Selada (Peps) abrigará um dos últimos fragmentos da Mata Atlântica sul fluminense. Para esta região as informações disponíveis relativas à mastofauna são quase que exclusivas à lista de espécies de mamíferos do Parque Nacional do Itatiaia (PNI). O presente trabalho objetivou o levantamento da mastofauna do PEPS utilizando armadilhas fotográficas, avistamentos diretos e indiretos (fezes e pegadas) em três diferentes pontos com altitudes variando de cerca de 480m a 1650m de altitude, nas áreas próximas ao limite oeste da UC, região de entorno do PNI. Ao todo foram registradas 32 espécies (6 espécies exóticas) nos pontos estudados do PEPS. Duas das espécies tiveram a presença confirmada por moradores do entorno. As ordens Carnívora, Rodentia e Primates apresentaram maior número de espécies identificadas. As espécies com o maior número de registros foram Puma concolor (onça-parda) com 12 registros, seguido por Cebus nigritus (macaco-prego) com 8 registros. Dentre as espécies identificadas 9 estão presentes na lista estadual de espécies ameaçadas de extinção e 6 espécies na lista nacional. Desta forma, com base nos resultados preliminares encontrados, identifica-se que o PEPS protegerá uma importante área para a conservação de mamíferos no sul fluminense. Ainda assim, um esforço amostral maior distribuído por toda a extensão da UC, considerando as diferentes formações (Floresta Submontana, Montana e Alto-Montana), e a utilização de outras técnicas de registro, poderão revelar ainda a presença de outras espécies. As atividades de caça, extrativismo de palmito, presença de espécies exóticas e o mau uso do solo, que podem representar ameaças para a biodiversidade local, devem ser trabalhadas de maneira a minimizar e extinguir seus impactos.

Paisagem do Peps.



Mapa com a delimitação do novo Parque.
Armadilha fotográfica usada
para registrar as imagens
da fauna local.






























 Espécies da fauna mais comuns do Peps:

Puma concolor (onça-parda).



Cebus nigritus
(macaco-prego-da-mata-atlântica)


                                   


















Outras espécies:

Cuniculus paca (paca)

Dasypus novemcinctus (tatu-galinha)
 



Nasua nasua (quati)


Eira barbara (irara)



Sciurus aestuans (esquilo)                          
Leopardus wiedii (gato-maracajá)


                                  Leopardus pardalis (jaguatirica)







Tayassu pecari (queixada)










23 de janeiro de 2013

Curso de especialização em Biologia e Conservação de Fauna Silvestre




UEM oferece especialização em Biologia e Conservação de Fauna Silvestre

15/01/2013

Serão aceitas até 4 de fevereiro inscrições para o curso de especialização em Biologia e Conservação de Fauna Silvestre, oferecido pelo Departamento de Ciências da UEM, no Campus Regional de Goioerê/PR.

O curso é dirigido a biólogos, professores de ciências, veterinários, zootecnistas, educadores e gestores ambientais. No programa estão disciplinas como Ecologia de Animais Silvestres, Biologia da Conservação, Manejo e Conservação de Animais Silvestres, Educação Ambiental para Conservação da Fauna, Doenças em Animais Silvestres, Legislação Ambiental e Manejo de Unidades de Conservação, Fauna Silvestre e suas Interações com as Plantas.

As aulas terão início em fevereiro e serão ministradas quinzenalmente às sextas-feiras à noite e aos sábados durante todo o dia. Para outras informações e inscrições acesse www.biologiaeconservacaodefaunasilvestre.blogspot.com.br/.

Informações também pelo fone (44) 3521-8714.

Convite: Exposição no Forte de Copacabana sobre as Cagarras


Confira a lista de palestras e vários outros detalhes sobre a exposição no link http://maradentro.org.br/ilhasrj/2013/01

Aprenda mais sobre o projeto "Ilhas do Rio" no link www.ilhasdorio.org.br.

Notícias relacionadas: 
Beleza das Ilhas Cagarras em foco (Metro, 31/01/2013).


18 de janeiro de 2013

Aves comumente encontradas no tráfico de animais silvestres no estado do Rio



Foi publicado, no final do ano passado, um artigo no periódico TRAFFIC BULLETIN sobre as principais espécies de aves silvestres ilegalmente comercializadas em feiras livres do Estado. O trabalho foi fruto de uma colaboração do professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Carlos Matias, do Analista Ambiental da Superintendência do Ibama no estado do Rio de Janeiro (Supes/RJ) Vinícius Modesto de Oliveira e dos pesquisadores da Fiocruz,  Dália Rodrigues e Salvatore Siciliano. Vinícius foi chefe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama até recentemente, local para onde os animais apreendidos nesses tipos de feiras são normalmente encaminhados.

O periódico TRAFFIC BULLETIN dissemina informações acerca do tráfico de animais e plantas silvestres em todoo mundo e é um produto do programa TRAFFIC - The Wildlife Trade Monitoring Network, a Rede de Monitoramento do Comércio de Vida Silvestre. A Rede, por sua vez, é um programa conjunto das Organizações Não-Governamentais internacionais WWF e UICN (União Internacional pela Conservação da Natureza). Para quem se interessar, o períodico pode ser assinado gratuitamente pelo sítio da Internet www.traffic.org.

A pesquisa traz dados de todo o ano de 2011, quando foram confiscados 1.251 espécimes em 16 feiras livres do Rio de Janeiro, resultado do trabalho de 57 ações de fiscalização. Para ler o artigo, clique no título: Summary of the birds species seized in the illegal trade in Rio de Janeiro, Brazil.
Logo da exposição “Passarinho na Gaiola não Canta, Lamenta”,
da Sociedade de Ilustradores do Brasil (SIB).
Autora: Lúcia Brandão.
Fonte: 
http://www.passarinhonagaiolanaocanta.blogspot.com.br/.

17 de janeiro de 2013

Fatos e Fotos: SOS Animais de Xerém!

Por Diana Levacov* (texto e fotos).

No dia 12/01/2012, sábado, um grupo de voluntários do Inea, da SEA e um independente foi à Xerém ajudar no mutirão de ajuda aos animais atingidos pelo desastre ambiental causado pelas fortes chuvas do início de janeiro. Lá, em um espaço ao lado da Rodoviária, encontrou grupos de Organizações Não-Governamentais (ONGs) do estado Rio de Janeiro e médicos veterinários voluntários que vieram de Campinas/SP por conta própria. 

Uma equipe da Gerência de Educação Ambiental (Geam) do Inea está atuando na área de forma mais permanente, atuando tanto com a questão dos animais como com a população humana. Abaixo, algumas fotos demonstram as atividades do dia que são representativas do que vem sendo ao longo do tempo.


O cachorro Bidu foi se refugiar nos escombros de sua antiga casa...

...que era situada em área onde parte da rua
sucumbiu às forças do rio e...




...foi resgatado pelo veterinário
 Roberto Stevenson
e devolvido ao seu novo tutor.












Tenda da Galera Pet e Resgate Animal,...





tenda cedida pela Prefeitura de
Duque de Caxias, com os vets
de Campinas e...

...tenda da Geam/Inea com
os alimentos doados.

 
O novo prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso,
veio agradecer pelo trabalho dos voluntários e
recebeu pedidos para zelar pelo bem-estar animal.


Um pequeno hospital veterinário
foi improvisado...
...para cuidar dos animais
da população...

...trazidos por seus tutores.

Receberam soro e medicamentos,...

..injeções,...



foram pesados e receberam ração.


No final do dia, já na volta, nosso grupo encontrou
esta filhote vagando nas ruas, que...


...recebeu o nome de Xica de Xerém e
 está na capital esperando por uma nova família.


Se quiser adotá-la, clique em
 <http://www.petpista.com.br/amigao/148>
 para saber os detalhes ou vá a um
dos eventos relacionados abaixo.




Os cães e gatos resgatados após as chuvas de Xerém estarão disponíveis para adoção neste fim de semana: 
Sábado, 19/01 - Praça General Osório, Ipanema - de 10h às 18h;
Domingo, 20/01 - Praça Varnhagem, Tijuca - de 10h às 18h.

Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, levar cópia de identidade e comprovante de residência.

Leia mais: Animais resgatados em Xerém depois das chuvas serão colocados para adocao neste fim-de-semana (Extra, 17/01/2013).


Organização mundial ajuda animais vítimas das enchentes em Xerém (RJ) (Anda, 21/01/2013).



*Diana Levacov é bióloga, tem mestrado em Ecologia e pertence à equipe da Gerência de Fauna (Gefau) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).



10 de janeiro de 2013

Concurso do Inea 2013








Clique aqui para baixar as provas e seus gabaritos.


NÚMERO FINAL DE INSCRITOS = 10.160!!

Número de candidatos por vaga: Clique aqui.

São ao todo 86 vagas para níveis médio (9), tecnólogo (1) e superior (76), com iniciais de R$1.759,00, R$2.753,16 e R$4.229,00, respectivamente. 


Cronograma do concurso de 2013:
Divulgação do edital: 25 de março.
Inscrições: 27 de março a 18 de abril (no site da Femperj). 
Pagamento: até 19 de abril - Após preencher a ficha, será necessário imprimir o boleto para efetuar o pagamento da taxa, o qual estará disponível  aqui.
Pedidos de isenção de inscrição: 27 a 29 de março.
Resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa de inscrição: 05 de abril.
Recurso a indeferimentos de isenção: 2 dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente ao da divulgação do resultado.
Divulgação dos pedidos de isenção deferidos após recurso: até 12 de abril.
Envio de laudo médico e pedido de atendimento especial para a realização das provas  (candidatos com deficiência): até 17 de abril.
Divulgação dos candidatos inscritos como pessoas com deficiência): mesma data da publicação do Edital de locais e horários de realização das provas.
Recurso dos candidatos com inscrição como "pessoa com deficiência" indeferida: dia útil subsequente ao da divulgação do resultado da análise dos pedidos.
Resposta aos recursos interpostos: 13 de maio.

Prova escrita objetiva: 19 de maio, das 08h00min às 12h00min.
Resultado preliminar e o gabarito oficial preliminar da Prova Escrita Objetiva.
Divulgação da imagem do cartão de respostas dos candidatos: após a data de divulgação do resultado preliminar.
Recurso contra o gabarito oficial preliminar e os resultados preliminares: 2 dias úteis, a contar do dia subsequente ao da divulgação. 
Divulgação dos recursos analisados e as respectivas respostas.

Envio dos Títulos para análise: 02 a 05 de julho.
Recurso contra o resultado preliminar da Avaliação de Títulos: 16 julho a 17 de julho.
Resultado final da Avaliação de Títulos.
Validade do concurso: 2 anos, renovável por mais 2 anos.

Divulgação do resultado final no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Doerj).
Perícia Médica.
Posse dos aprovados06 de janeiro de 2014.


Observações importantes:

. Os aprovados neste concurso estarão sujeitos à lotação em qualquer Município do estado do Rio de Janeiro.

. O candidato poderá obter informações referentes ao Concurso Público por meio do telefone 0800-2834628 ou do endereço eletrônico concursoinea@fgv.br

. Qualquer correspondência física deverá ser postada, via Sedex, à:
FGV – Praia de Botafogo, 190/Sala 605 – Botafogo – 22.250-900 Rio de Janeiro/RJ.

É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanhar a publicação de todas as comunicações oficiais referentes a este Concurso Público no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/inea13.


Crédito: www.ioerj.com.br.



Prova anterior:
Para acessar o edital de 2008, clique aqui. Para acessar as provas e os gabaritos (alguns foram parcialmente modificados, após os recursos dos candidatos) do Inea para as diferentes profissões, clique nos links abaixo:


  •    Assistente Administrativo
           prova    gabarito




Vista da APA Macaé de Cima. Foto: Carlos Martins.



Notícias e outras publicações relevantes:

Site do Instituto Estadual do Ambiente - Inea/RJ.


Notícias sobre este concurso no site da Folha Dirigida.


Gente nova. (Folha Dirigida, 14/01/2014).

Prepare-se!!!
 (Blog das APAs, 15/03/2012).