20 de fevereiro de 2013

A Biblioteca Central do Inea possui centenas de títulos relativos à fauna silvestre disponíveis ao público

BIBLIOTECA FAUSTO GUIMARÃES DISPONIBILIZA MAIS DE 20 MIL TÍTULOS AO PÚBLICO
19/ 02/ 2013


Fotografia de Lourenço Eduardo
Reinaugurada nesta terça-feira (19/02), a Biblioteca Fausto Guimarães, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), passa a disponibilizar cerca de 20 mil títulos, entre livros, periódicos e folhetos, estudos e relatórios de auditoria e de impacto ambiental para o público. Parcialmente destruído por um incêndio na sede da extinta Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema), em 2002, o atual acervo é resultado da compilação de documentos e publicações da própria Feema, da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), unificados quando da criação do Inea, em 2009; bem como, de diversas instituições de pesquisa científica em âmbito nacional e internacional.

A nova unidade permite acesso online para consultas de todo os títulos em catálogo. Para a presidente do Inea, Marilene Ramos, a recuperação do acervo da biblioteca, modernização e democratização do sistema são de suma importância para a disseminação do conhecimento. “É um meio de não perdermos a memória riquíssima que compõem o acervo composto por produções de cerca de 50, 60 anos. Com o intercâmbio entre diversas bibliotecas estaremos conectados ao mundo”, estimou.

A vice-presidente Denise Rambaldi abriu o evento apresentando a equipe da Gerência de Informação e Acervo Técnico (Geiat), cuja gerente, Tânia Machado, relatou um pouco da história do acervo e sobre os dois anos de trabalho para higienização e catalogação dos títulos. A responsável pela Biblioteca, Josete Medeiros, mostrou como acessar na intranet os serviços exclusivos para os servidores Sea/Inea, com destaque para a disseminação seletiva da informação, ou seja, o técnico, depois de cadastrado, pode selecionar áreas de interesse para ser avisado sobre aquisições e novidades de acordo com seu perfil. São serviços exclusivos para servidores Sea/Inea com cadastro: Empréstimo domiciliar, reservas e renovação on-line, busca bibliográfica, cessão entre bibliotecas, comutação bibliográfica, normatização de referências e aquisição de normas ABNT.

O subsecretário Executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, aproveitou a oportunidade para lançar um desafio ao corpo técnico do Inea: “É necessário escrever, produzir, sistematizar a informação e colocar à disposição do público para que a nossa história e o nosso conhecimento fiquem registrados”. E sugeriu incluir os resultados no Contrato de Gestão do órgão para formalizar o compromisso.

A biblioteca Fausto Guimarães é um centro de guarda, consulta, divulgação e pesquisa do patrimônio documental sobre meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro. Destinada aos servidores da Sea e do Inea, pesquisadores, consultores, empresários, representantes de Organizações Não Governamentais (ONG), estudantes e ao público em geral, tem como objetivo reunir, preservar, organizar e disseminar a literatura ambiental, em âmbito nacional e internacional.

O acervo ocupa todo o 9° andar do antigo prédio da Feema, na Rua Fonseca Teles, 121 (9º andar), em São Cristóvão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Telefones: 2334-8313/8440. E-mail: biblioteca@inea.rj.gov.br.



Na mídia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente