20 de fevereiro de 2013

Consulta pública debate criação do Parque Estadual do Mendanha


19/02/2013
Unidade de conservação terá 5.016 hectares de remanescentes florestais situados no maciço do Gericinó-Mendanha






O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promove nesta quinta-feira (21/02), às 19h, no auditório do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), em Campo Grande (Rua Alfredo de Moraes, 548), a primeira consulta pública para debater a criação do Parque Estadual do Mendanha (PEM). De acordo com a proposta do instituto, a unidade de conservação de proteção integral terá 5.016 hectares de remanescentes florestais situados no maciço do Gericinó-Mendanha, abrangendo partes dos municípios do Rio, Nova Iguaçu e Mesquita.


A flora da região apresenta uma rica diversidade, destacando-se o Mezilaurus navalium (tapinhoã), Hymenaea courbaril (jatobá), Cariniana legalis (jequitibá-rosa) e Cedrela fissilis (cedro-rosa), entre outras. Em relação à fauna, pode-se destacar a presença de jaguarundi (Puma yagouaroundi), o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), o quati (Nasua nasua), a paca (Agouti paca) e uma população reduzida de macacos-prego (Cebus nigritus). Outros mamíferos de conhecimento popular bem difundido são: o gambá (Didelphis aurita) e a preguiça-comum (), animal símbolo da APA (Área de Proteção Ambiental) de Gericinó-Mendanha.



O objetivo da criação da unidade de conservação é contribuir para a preservação e conservação de um rico patrimônio biológico, fortalecendo os instrumentos de proteção, ampliando a representatividade da região e subsidiando a captação de recursos para a sua sustentabilidade, contemplando estratégias de gestão integrada entre o Estado e os Municípios.

Crédito: Blog das APAS (http://geusoinearj.blogspot.com.br).

A segunda consulta pública vai acontecer no próximo dia 28/02, das 14h às 17h, no Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 8 – Moquetá). 


Para saber mais sobre a APA de Gericinó-Mendanha, clique aqui.

Nota do Blog Fauna do Rio:
Outras espécies da fauna presentes na área.


Fonte: Levacov, Diana; Washington de Oliveira Silva. Realidade da fauna nas Unidades de Conservação da Natureza estaduais do Rio de Janeiro.. In: V SBASS Simpósio Brasileiro de Animais Silvestres e Selvagens., 2010, Viçosa. V SBASS Simpósio Brasileiro de AnimaisSilvestres e Selvagens, 2010, Viçosa.. Viçosa: Cetas/UFV, 2010. Link: <http://faunadorio.blogspot.com.br/2012/05/realidade-da-fauna-nas-unidades-de.html>.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente