8 de abril de 2013

Alerta: não alimente e não capture animais silvestres!

Alerta: não alimente e não capture animais silvestres! 
Não compre e não venda animais silvestres retirados da Natureza! 

O caso de Piauí, descrito abaixo, pode se repetir em qualquer outro local onde o contato entre humanos e mamíferos silvestres se faz próximo demais devido ao hábito de alimentá-los, amansá-los e capturá-los para a criação em cativeiro domiciliar. O risco de transmissão de zoonoses (doenças entre animais não-humanos e humanos) é uma via dupla onde os dois podem sair prejudicados.


Caso de raiva humana no Piauí:
alerta para o risco da criação de animais silvestres em cativeiro



Teresina (02/04/2013) - A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba, região do litoral piauiense, registrou um óbito humano pelo vírus da raiva no mês passado. A vítima foi um homem de 32 anos de idade, mordido no dedo da mão por um sagui(Callithrix sp). Atendendo a solicitação da Secretaria de Saúde, veterinários do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama no Piauí estiveram no local para orientar a população sobre os riscos de transmissão das zoonoses, quando da captura e criação ilegal de espécimes silvestres.

Segundo relato dos técnicos da saúde, a vítima tinha o hábito de capturar esses animais para amansá-los e, posteriormente, vendê-los como de estimação para as pessoas da cidade. O paciente procurou o atendimento antirrábico somente cerca de 20 dias após a mordedura, já com sinais de dor e parestesia no braço direito, agravando-se, dias depois, para um quadro neurológico irreversível.
O fato serve de alerta para todas as pessoas, pois o vírus rábico é circulante nas populações de mamíferos silvestres livres, especialmente, nas de morcegos, canídeos e primatas. Além dos riscos à saúde, é crime, segundo a legislação brasileira, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Ascom Ibama/PI
Foto: Guilherme Destro - Ibama
Fonte: <http://www.ibama.gov.br/publicadas/caso-de-raiva-humana-no-piaui-alerta-para-o-risco-da-criacao-de-animais-silvestres-em-cativeiro>.


Para saber mais, clique aqui.

Matérias relacionadas:
Nossos vizinhos selvagens. Expulsos dos habitats ou atraídos por comida, animais silvestres se tornam mais comuns em cidades. Mas convivência com pessoas quase nunca é boa para ambas as partes (O Globo Amanhã, 09/04/2013).



Um comentário:

  1. Deus que me perdoe, mas gente que faz isso merece mesmo esse fim.

    ResponderExcluir

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente