8 de abril de 2013

Campanha de Combate ao Tráfico de Animais da Frente Parlamentar Ambientalista




COMISSÃO NACIONAL DE ANIMAIS SELVAGENS REPRESENTA CFMV EM EVENTO PROMOVIDO PELA RENCTAS E FRENTE PARLAMENTAR AMBIENTALISTA
O Conselho Federal de Medicina Veterinária foi representado pelo presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS/CFMV), Rogério Ribas Lange, em uma reunião promovida pela Frente Parlamentar Ambientalista, coordenada pelo deputado Sarney Filho, e a Renctas – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. O evento, ocorrido na Câmara dos Deputados na quarta-feira (03), teve o objetivo de promover a discussão de um tema de extrema relevância para o País: o uso e o manejo da fauna silvestre brasileira.

Para Lange, a iniciativa pode representar um primeiro passo para mudanças concretas e extremamente urgentes. Ele reforçou, na ocasião, que o Brasil vem perdendo incessantemente seus recursos faunísticos e que não há mais espaço para discursos e propostas inezequíveis. “Precisamos agir com equilíbrio e discernimento para impedir ainda mais prejuízos socioeconômicos e, principalmente, ambientais. Passou da hora de equilibrar o discurso e encontrar soluções efetivas e possíveis. Não há mais espaço para radicalismos em uma ponta e inoperâncias na outra”, enfatiza o presidente da CNAS. 

O coordenador da Renctas, Dener Giovanini, considera que o Brasil está lidando de forma irresponsável com a fauna silvestre em todo o território nacional. Segundo ele, há um conflito marcante e estagnante de competências entre a União, Estados e Municípios. “Isso sem falar na queda de braço dentro dos próprios órgãos reguladores, como o Ibama e o ICMBio, o Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, avaliou. Giovanini também deixou registrado a preocupação em relação à fragilidade na sistematização de dados da fauna, o que inclui criadouros, zoológicos e estabelecimentos em geral.

O deputado Sarney Filho fechou o debate ponderando ser fundamental a construção de uma política nacional de conservação da biodiversidade. “Já estamos remediando a situação. Desde já deixo claro que defendo os criadouros comerciais como forma de diminuir a pressão sobre a fauna silvestre. Infelizmente, alguns animais ainda existem na natureza graças a eles”, revelou o parlamentar.

Campanha de Combate ao Tráfico de Animais 

O CFMV tem como missão promover o bem-estar da sociedade e considera extremamente importante a conscientização sobre o tráfico de animais selvagens, um grave problema que tem ameaçado a fauna brasileira . É dentro desse contexto que o Sistema CFMV/CRMVs escolheu como o eixo central que norteará a comemoração dos 45 anos o combate ao terceiro maior tráfico do mundo. A campanha deve ter a participação e o apoio de outros parceiros institucionais de credibilidade reconhecida, como Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Federal, entre outros. 

O lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres deve também marcar oficialmente o início das comemorações pelos 45 anos, a partir do segundo semestre de 2013.


Assessoria de Imprensa CFMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente