18 de abril de 2013

Ambiente inaugura exposição fotográfica de espécies ameaçadas no Parque Estadual do Desengano

15/ 04/ 2013


Fotografia de Divulgação PED
Para celebrar o aniversário de 43 anos do Parque Estadual do Desengano, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inauguraram, na última quinta-feira (11/4), na sede do parque, em Santa Maria Madalena, uma exposição sobre a campanha Defenda as Espécies Ameaçadas de Extinção – Abrace essas Dez!.

A exposição é composta pelas 15 fotografias vencedoras do Concurso Fotográfico Abrace Essas Dez! e fotos de dez espécies ameaçadas de extinção no Estado do Rio de Janeiro.

A lista da SEA inclui a ave jacutinga, o formigueiro-do-litoral, o boto-cinza, o cágado-do-paraíba, o lagarto-branco-da-praia, o mico-leão-dourado, o muriqui, a preguiça-de-coleira, o surubim-do-paraíba e o tatu-canastra

Participaram da solenidade a chefe do parque, Maria Manoela Alves, o prefeito de Santa Maria Madalena, Fernando César Diaz André Duarte, e a gerente da Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral (Gepro/Inea), Patrícia Figueiredo.

Representando a SEA, Ana Karina Gomes, da Superintendência de Biodiversidade e Florestas, apresentou a campanha e a exposição, e ainda ressaltou a importância do evento para a população do Estado do Rio de Janeiro.

“Entendemos que é preciso conhecer para conservar. Por isso trouxemos a exposição fotográfica Abrace Essas Dez! com as imagens de dez espécies ameaçadas e seus habitats. Desta forma, a sociedade se sente mais próxima desses animais e se sensibiliza a preservar o meio ambiente. A ideia é que a exposição percorra todos os parques estaduais”, disse.

Lançada em setembro de 2011, pela Secretaria de Estado do Ambiente, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas, a campanha Defenda as Espécies Ameaçadas de Extinção – Abrace Essas Dez! visa à mobilização e ao engajamento da sociedade na luta pela preservação das espécies ameaçadas de extinção da fauna fluminense.

A exposição ficará na sede do Parque Estadual do Desengano até o final de agosto, e fará parte do roteiro de visitação da Festa Literária de Madalena.
Fotografia de Divulgação PED
Fotografia de Divulgação PED


Fonte: Assessoria de Comunicação do Inea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente