14 de junho de 2013

Guapimirim comemora Semana do Meio Ambiente

Por Guilherme Andreoli*

Banner do evento.




Com realização da Secretaria do Ambiente e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Guapimirim, a Semana do Meio Ambiente 2013, cujo dia é festejado no dia 5 de junho, foi comemorada em Guapimirim com um grande evento. Exposições permanentes, teatro de fantoches, Cinemateca Ambiental com exibição de filmes, pintura infantil, peças teatro, distribuição de material educativo e de mudas fizeram parte da programação, que foi realizada nos dias 7 e 8 de junho, das 10h às 17h, respectivamente na Praça Paulo Terra no Centro e na Praça da Lua em Vila Olímpia. As atividades contaram com exposição de projetos e campanhas ambientais realizados por empresas, órgãos governamentais e organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente.

Folhetos do Inea sobre tráfico de animais impressos pelo Sesc Teresópolis e
adesivos da campanha do muriqui.

O evento reuniu cerca de 1.500 pessoas na Praça Paulo Terra e 250 pessoas na Praça da Lua que prestigiaram os trabalhos e exposições alusivas à preservação do Meio Ambiente. Além de atividades físicas e projetos experimentais referentes à preservação ambiental, o dia teve destaque pela participação e envolvimento das crianças, que puderam expor seus trabalhos e realizar apresentações com música e dança.

Público do evento.


Experiência do "Gaiolão".

A Semana do Meio Ambiente de Guapimirim contou com o apoio do Sesc Teresópolis, Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), Associação Cultural Nascente Pequena, Mosaico Central Fluminense da Mata Atlântica, 2º Grupamento Florestal de Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros, CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), Projeto Muriqui (Ecoatlântica), Padrão Águias de Aventura Objetiva, Recicloteca, APA Guapimirim, Esec Guanabara, Cooperativa Manguezal Fluminense, Projeto Carangueijo Uça (Ong Guardiões do Mar).

Participação do Parnaso.

Algumas dessas instituições estarão expondo os seus projetos ambientais e campanhas ecológicas e distribuindo material educativo em estandes montados nas Praças. Também são parceiras do evento as secretarias municipais de Defesa Civil, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cultura e Educação, através da apresentação de trabalhos e dança dos Colégio Estadual Alcindo Guanabara, Escola Municipalizada Simão da Mota, E. M. Profª Ilza Junger Pacheco,E. M. Rosa de Saron, E. M. Rui Barbosa, E. M. Dedo de Deus, E. M. Silva Crespo.

Banner da campanha do muriqui.
*Guilherme Andreoli é Biólogo e atua como Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Guapimirim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente