19 de junho de 2013

O Pesc dá início ao seu calendário de eventos 2013



No dia 06/06, o Parque Estadual da Serra da Concórdia  (Pesc)deu início ao calendário de eventos de 2013. A abertura do cronograma foi marcada pela Oficina de Reaproveitamento de Jornal. A oficina buscou ensinar à comunidade local como fazer artesanato com jornais, demonstrando a importância e a viabilidade econômica do reuso de objetos.

Crianças praticando Jardinagem com Pneus. Foto: Samira Mansur.


Já em junho, em comemoração ao Dia Mundial do Ambiente, a Unidade organizou a Semana do Ambiente, com diversas atividades distribuídas em 03 dias de evento. A festividade foi marcada por atividades como: Palestra sobre Coleta Seletiva Solidária, Troca de Saberes sobre Viveiros de Mudas, Cine Ambiental com o filme Wall-E, Oficina de Jardinagem com pneus, além da Feira de Trocas, onde a comunidade teve a oportunidade de trocar objetos que não se utiliza por outro mais aplicável, o que fortaleceu o conceito de que o que não serve pra nós, pode ser útil para os outros.


Palestra sobre Coleta Seletiva Solidária.
Foto: Samira Mansur.

O PESC protege 804ha de Floresta Estacional Semidecidual no Vale do Paraíba do Sul, com altitudes que variaM entre 400m e 935m. Possui um significativo fragmento florestal remanescente em paisagem outrora florestal e atualmente considerada tanto nacionalmente e internacionalmente como hotspot (área prioritária para conservação, por ter  biodiversidade muito rica e estar altamente ameaçada). Está situado em área da Reserva da Biosfera. Região esta, onde as espécies da flora e a fauna ainda são insuficientes conhecidas.

Troca de Saberes sobre Viveiros de Mudas com a comunidade local.
Foto: Samira Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente