16 de outubro de 2013

Fiscalização do Inea e Prefeitura de Mangaratiba na Área de Proteção Ambiental de Mangaratiba

Data de inclusão - 16/10/2013


CRIMES AMBIENTAIS
Foi realizada no município de Mangaratiba na última sexta feira, dia 11/10, uma operação de fiscalização integrada entre o Estado e a administração municipal com o objetivo de combater crimes ambientais na Área de Proteção Ambiental de Mangaratiba (APA Mangaratiba), com foco no distrito de Conceição de Jacareí.
A operação envolveu 28 funcionários do Inea e aproximadamente 50 funcionários do município. Pelo Inea estiveram presentes representantes da APA de Mangaratiba / Parque Estadual Cunhambebe, Parque Estadual da Serra da Concórdia, Parque Estadual da Serra da Tiririca, APA Estadual de Macaé de Cima, Coordenadoria Geral de Fiscalização (Cogefis) e da Superintendência da Baía da Ilha Grande (Supbig). Já o município de Mangaratiba contou com a presença das Secretarias Municipais de Obras e Urbanismo, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Secretaria de Defesa Civil Municipal, Secretaria de Segurança, Secretaria de Trânsito, Secretaria de Serviços Públicos e da 33ª BP de Polícia Militar.
O objetivo principal foi combater construções irregulares localizadas nas faixas marginais dos rios da região e construções sem a licença de obras do município, tendo sido localizadas diversas obras em andamento cujos proprietários foram notificados a regularizar a situação do imóvel junto ao município de Mangaratiba.
Também foram constatadas situações como aprisionamento de pássaros silvestres da Mata Atlântica, armadilhas para caça encontradas em algumas residências vistoriadas na operação e queimadas de florestas da região. Os pássaros e armadilhas apreendidos foram encaminhados à Secretaria de Meio Ambiente local.
O saldo da operação ainda está sendo contabilizado, porém estimam-se mais de 60 notificações feitas tanto pelo município quanto pelo Inea.

Fonte: Instituto Estadual do Ambiente - Inea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente