Uma espingarda calibre 32 com farta munição, dois trinca-ferros (Saltator similis), apito para atrair aves silvestres e várias armadilhas foram apreendidos por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no domingo, 24/06, na comunidade de Matariz, Ilha Grande, local inserido na APA de Tamoios, administrado pelo Inea.
A ação, que contou com uma embarcação do Parque Estadual da Ilha Grande (Peig), resultou na captura de um dos criminosos que foi encaminhado a 166° Delegacia da Polícia Civil de Angra dos Reis e preso por crime ambiental (caça e cativeiro de animais silvestres) e porte de arma ilegal. O infrator também foi autuado pelo Inea.
Local do flagrante.
Com o apoio de técnicos do Parque Estadual da Pedra Branca a operação foi executada obedecendo a um cronograma que visa ao combate dos principais crimes ambientais no Parque Estadual da Ilha Grande e seu entorno. As ações, que poderão ocorrer em qualquer horário, contará com o fator surpresa como uma das estratégias adotadas pela fiscalização do Inea.
No dia 15 de junho, sexta agora, como parte da Agenda oficial da Rio +20 acontecerá a inauguração da exposição das fotos premiadas no concurso organizado em parceria com a Associação de Fotógrafos da Natureza - Afnatura no âmbito da Campanha "Abrace essas Dez, Defenda toda as Espécies ameaçadas de Extinção. Haverá fala de alguns pesquisadores, para cada espécie.
O evento contará com a presença de alunos de várias escolas, que participarão no dia de uma oficina de confecção de animais da fauna brasileira, utilizando materiais reciclados, bem como um coral formado com os presentes. A convite da ONG Ecoatlântica, o ator Marcos Frota levará um grupo pequeno de atores do elenco da peça de sua autoria sobre os muriquis, que está em cartaz na Quinta da Boa Vista. As oficinas com as crianças comecará às 9hs, a fala do secretário do ambiente Carlos Minc será às 10hs e o fechamento do evento será às 12 hs.Será oferecido um coquetel.
A exposição ficará dois meses no Espaço do Inea (Encontro das Águas) e contará com atividades lúdicas voltadas para a questão da extinção de espécies nos fins de semana.
NOVA EXPOSIÇÃO NO ENCONTRO DAS ÁGUAS É VISTA POR MAIS DE 1500 PESSOAS
EM APENAS 15 DIAS.
Ascom/Inea - Gabrielle Campos
06/ 07/ 2012.
A mostra fotográfica “Abrace essas Dez” da Secretaria Estadual do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já foi vista por mais de 1500 pessoas em apenas quinze dias desde a inauguração, na Rio+20, no espaço do ambiente, Encontro das Águas, zona sul do Rio de Janeiro.
A exposição que reúne fotografias das dez espécies mais ameaçadas de extinção no Estado também foi vista por 25 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Julia Lopes da Comunidade Pacificada dos Prazeres, Santa Teresa, na quarta-feira (04/07). Além da exposição às crianças participaram das atividades lúdicas relacionadas a iniciativas pela preservação desses animais.
O Espaço do Ambiente, administrado pelo Inea, tem como objetivo oferecer educação ambiental, e tem recebido inúmeras visitas e atualmente conta com a mostra fotográfica Abrace essas Dez que ficará em cartaz por dois meses. As dez espécies que vivem na Mata Atlântica sob maior risco de extinção são a preguiça-de-coleira; formigueiro-do-litoral; lagarto-branco-da-areia; muriqui; jacutinga; cágado-do-paraíba; boto-cinza; tatu-canastra; mico-leão-dourado e surubim-do-paraíba.
Encontro das Águas - Espaço do AmbienteEndereço: Av. Borges de Medeiros n°. 1444, Lagoa (ao lado do Parque dos Patins)
05/06/2012 - Dia Mundial do Meio Ambiente - Uma oportunidade para a sec. do Meio Ambiente divulgar suas campanhas.
Emissora: Globo News. Programa: Jornal da Globo News (10h00).
Dia Mundial do Meio Ambiente vai ser comemorado com várias atividades no Rio, uma oportunidade para a sec. do Meio Ambiente divulgar suas campanhas para a população do RJ, uma delas é uma que será lançada na Rio+20 para a defesa das 10 espécies mais ameaçadas. Entrevistados: Lourdes Guimarães, Coord. da Secretaria de Estado do Ambiente e Adilson Gil, Biólogo e Gerente de Fauna do Inea.
Hoje é o Dia do Meio Ambiente e campanha mobiliza a todos na Central - A ideia é conversar com a população e conscientizar a todos pela defesa de espécies ameaçadas.
Hoje é o Dia do Meio Ambiente e campanha mobiliza a todos na Central. A ideia é conversar com a população e conscientizar a todos pela defesa de espécies ameaçadas. Entrevistado: Carlos Minc (Sec. Est. do Ambiente).
Dia Mundial do Meio Ambiente - Várias atividades acontecem na cidade.
Emissora: Globo News. Programa: Jornal da Globo News (12h00).
Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado com várias atividades no Rio de Janeiro. Gerente de Fauna do INEA fala sobre a campanha que será lançada durante a RIO+20. Entrevistados: Thaís Salgado Pimenta, Geóloga e Adilson Gil, Biólogo e Gerente de Fauna do Inea.
ATIVIDADES NA CENTRAL DO BRASIL MARCAM COMEMORAÇÕES PELO DIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE 05/ 06/ 2012
A Central do Brasil foi hoje (05/06) palco de uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do. Meio Ambiente, iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O evento incluiu oficinas de reciclagem, de reaproveitamento de madeira de demolição e exposição de produtos e artesanatos confeccionados com material reciclável feito por cooperativas de catadores das comunidades pacificadas do Alemão, na Zona Norte da cidade e do Pavão/Pavãozinho, em Copabacana.
O evento teve apoio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Saúde, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, do Batalhão Florestal, do Instituto Casa do Pau Brasil, do Detran, entre outros.
A Secretaria e o Inea levaram para a Central do Brasil o Prove, de coleta de óleo de cozinha usado. Coletado por cooperativas de catadores, o produto é utilizado como matéria prima para a fabricação de sabão pastoso. Só no primeiro semestre deste ano, o Prove já coletou cerca de um milhão de litros de óleo de cozinha usado.
A campanha Defenda as Espécies Ameaçadas – Abrace essas Dez! foi outro programa levado pela Secretaria para a Central do Brasil. Lançada em setembro de 2011 a campanha é destinada à conservação de dez espécies da fauna apontadas pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) como as mais ameaçadas de extinção no território fluminense devido a ações do homem, como desmatamentos e caça.
As atividades, que começaram às 10h, também ofereceram para a população serviços como emissão da 1ª via da carteira de identidade, massagem, acupuntura e auriculoterapia, informações sobre saúde bucal e sobre prevenção a dengue. Houve também exposição de armadilhas capturadas por policiais do Batalhão Florestal em ações de combate ao tráfico de animais silvestres.
Dentre as oficinas de material reciclável, a que chamou a atenção da população pela delicadeza e criatividade foram as bijouterias confeccionadas com escamas de peixe e com embalagens de plástico de shampoo. “Este trabalho é para mostrar que nem tudo que a gente joga fora é supérfluo. Fiz curso de confecção de bijouterias e queria fazer algo diferente. Então, durante as aulas, passamos a utilizar como matéria-prima, escamas de peixes”, disse a artesã Vilma Louzada, 64 anos, moradora de Magé, na Baixada Fluminense.
A dona de casa Marli de Jesus Pinto, 49 anos, elogiou as atividades e destacou que esse tipo de iniciativa é importante para sensibilizar as pessoas sobre a importância de mudar os seus hábitos para preservar o meio ambiente. “Passei a separar o meu lixo como garrafas pet, latinhas de alumínio. Não desperdiço mais água e passei a jogar o meu lixo em locais apropriados”, disse ela.