30 de julho de 2012

O envenenamento de macacos-prego no bairro do Jardim Botânico, Rio


Texto e fotos por Gabriela Heliodora*


No dia 26/07/2012 foram recebidos, no Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Universidade Estácio de Sá (Cras/Unesa), dois macacos-prego (Sapajus nigritus) pela manhã e um terceiro animal no fim da tarde. Os animais foram resgatados no bairro do Jardim Botânico.



Os 3 animais foram entregues em óbito, tendo sido o resgate dos 2 primeiros realizado pelo Corpo de Bombeiros e do 3º animal realizado pelo departamento de fauna do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).



Foi realizada a necropsia dos animais, com resultados inconclusivos. Amostras do material examinado foram retiradas para a realização de testes mais específicos que serão efetuados pelos órgãos competentes, a saber: O Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman recolheu amostras para pesquisa de doenças infecciosas e a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda/PCRJ), em conjunto com o Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), recolheram amostras para pesquisa toxicológica. A Sepda e o Companhia de Polícia Ambiental estão realizando investigações com a ajuda da população e no local dos resgates.



No momento não há provas suficientes de envenenamento, ainda que algumas evidências possam, circunstancialmente, apontar para essa interpretação. Os exames complementares à necropsia estão sendo realizados e esperamos poder responder a essas questões de forma conclusiva, o mais rapidamente possível.




Gabriela Heliodora é Bióloga e atua na Clínica de Reabilitação de Fauna Silvestre/Universidade Estácio de Sá. A Unesa está situada na Estrada da Boca do Mato, 850, no bairro Vargem Pequena - Rio de Janeiro/RJ.

Notícias relacionadas:



Polícia ouve homem apontado como suspeito de envenenamento de macacosEle foi acusado por moradores da região, mas não é tratado formalmente como suspeito (R7, 27/07/2012).

Polícia investiga morte de macacos na zona sul do Rio Segundo denúncias, animais teriam sido envenenados por morador (R7, 27/07/2012).

Polícia identifica suspeito de envenenar e matar macacos-pregoHomem é morador de rua no Jardim Botânico e será chamado para depor. Se for condenado por crime ambiental, pode pegar até dois anos de prisão (G1-Rio de Janeiro, 27/07/2012).

Exame aponta que macacos mortos foram envenenados  (Paraná Online, 27/07/2012).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente