12 de novembro de 2013

Reintrodução de lobo-guará em Porciúncula


Texto e fotos: Diana Levacov.*

No dia 07 de novembro foi realizada a soltura de um lobo-guará no município de Porciúncula/RJ. Trata-se de uma reintrodução, pois o animal tinha sido resgatado no dia 26 de outubro, no mesmo local por agentes da Defesa Civil, pois parecia debilitado e se encontrava fora de seu hábitat natural (vide as notícias no final da postagem).  Ele foi levado pelo Corpo de Bombeiros ao Centro de Recuperação de Fauna Silvestre da Universidade Estácio de Sá (Cras/Unesa) no Rio de Janeiro, onde foi examinado e tratado até se restabelecer, quando o veterinário que coordenou o tratamento do lobo-guará avaliou que ele tinha condições plenas de retorno à natureza.

Para proceder à soltura no seu local de origem, foi necessária a cooperação de vários órgãos, com a coordenação da Gerência de Fauna – Gefau do Inea. O lobo-guará foi acompanhado do Médico Veterinário do Cras/Unesa, Jeferson Pires, de três estagiários que participaram de sua reabilitação e da Bióloga Diana Levacov da Gefau/Inea. O animal foi levado em uma viatura do Comando de Polícia Ambiental - CPAm/PMERJ cedida pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais - Cicca/Secretaria de Estado do Ambiente - SEA e guiada por dois Agentes Policiais. O Núcleo de Fauna do Ibama/RJ foi consultado e posicionou-se favorável à soltura no local de procedência ou entorno, emitindo então uma Licença de Transporte/Soltura.

Agentes do CPAm.

Veterinário Jeferson.
Viatura da Polícia Militar Ambiental.



Depois de 7 horas de viagem, em meio à chuva constante e à lama, encontramos o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Porciúncula, Flávio Gonçalves de Souza, além de dois agentes da Defesa Civil (incluindo aquele que capturou o animal), que nos indicaram a área mais apropriada para o procedimento. A soltura foi registrada pelas equipes da SMMA, Unesa e Inea e foi realizada em região de Área de Proteção Ambiental, com baixa ocupação antrópica, fazendo fronteira com outras áreas protegidas, inclusive de outros municípios. O lobo-guará que veio tranquilo em toda a viagem, mesmo sem ter recebido nenhum tipo de sedativo, hesitou em sair da caixa de transporte antes de correr para a liberdade, não sem antes olhar para trás, pelo menos, umas duas vezes. Para ver os filmes gravados nesse momento, clique AQUI e AQUI.


Retirada do animal da viatura.

Uns minutinhos antes da soltura.


Crédito desta foto: http://miracemaestadodorj.blogspot.com.br .















A espécie lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é ameaçada de extinção em âmbito nacional, na categoria “vulnerável”. No estado do Rio de Janeiro é considerada rara, sendo encontrada em quatro Unidades de Conservação federais, entre outras áreas protegidas. Após as primeiras notícias sobre o caso, os agentes da Defesa Civil e da SMMA de Porciúncula receberam vários relatos de habitantes locais sobre avistamentos anteriores do lobo-guará naquela região.

Olhou para trás...
  

foi indo no seu caminho...

...até se mesclar com a paisagem natural!
















*Diana Levacov é Bióloga do Inea, Mestre em Ecologia, atuando na Gerência de Fauna - Gefau da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas - Dibap.


Notícias relacionadas:






Saiba mais:
Lobo-guará na Lista Nacional de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção:

Plano de Ação para a Conservação do Lobo-Guará:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente